Cascavel

Nome: Antônia Lúcia Silva Sousa
Tipologia: Argila
Técnica: Modelagem
Rota: Grande Fortaleza
Localidade: Moita Redonda, Cascavel

Contato
Endereço:
Telefone: (85) 98839-2927
Email:
Instagram:
Facebook:

Antônia Lúcia é a segunda mais velha das cinco filhas do mestre do barro, Francisco Muniz, falecido em janeiro de 2022. É ela quem cuida da lojinha que fica na velha estrada de Cascavel. Além de vender a produção da família e de outros artesãos do município, é nesse local que ela produz suas peças.

Desde os nove anos, Lúcia ajuda a família com as peças de barro. No início, fazendo o polimento e, alguns anos depois, a modelar. Ela lembra dos bisavós trabalhando em panelas, cumbucas e moringas, mas foi com o pai que aprendeu a buscar a inovação e criatividade. “Ele sempre foi uma pessoa criativa que estava à frente de tudo. Estava trabalhando em uma peça, já pensando como seria a próxima, o que diferente ele ia fazer para modificar o trabalho”, conta. Mestre Muniz foi o idealizador de uma técnica inovadora, guardada a sete chaves pela família, a aplicação de moldes de renda de bilro nas peças de barro, o que confere aos itens uma beleza única.

O pai também prezava muito pela qualidade dos produtos, pelo acabamento, e passou essa lição para as filhas. “A gente busca sempre se diferenciar, criar novos produtos com qualidade. Quanto mais bem acabada a peça, mais bonita e valorizada ela vai ficar. Não é só fazer o produto e vender, mas fazer o cliente levar gostar e ficar na casa do cliente por muitos anos ”, disse. Muniz sempre incentivou as filhas a fazerem peças diferentes. Cada uma faz um modelo. A boleira é feita pela mais velha, a segunda é dona da cuscuzeira, cada uma com seu espaço.

Na parte de trás da loja, Antônia Lúcia explica todo o processo para produção das peças. Primeiro é preciso tratar o barro, modelar e fazer a raspagem (tirar o excesso da argila), depois vem a aplicação da renda e o polimento, que consiste em três etapas: alisar (fechar os poros), relar (com a semente de mucunã ou pedra) e passar a bucha de nylon para dar brilho. Depois, vai para a secagem ao vento para perder a água e ficar pronta para a queima da peça, que dura de seis a oito horas. Todo o processo leva em torno de 15 dias.

O polimento dos produtos da família Muniz é feito com muito capricho. Para valorizar ainda mais o trabalho, eles desenvolveram um carimbo que marca os itens há pelo menos dez anos. “Foi mais uma coisa que o meu pai procurou fazer, dar uma assinatura às peças fabricadas por nós”, conta.