Rota Fortaleza

Rota do Sol Nascente

Sobre a rota Fortaleza

A Região da Grande Fortaleza abrange 17 municípios e a capital cearense. Vamos explorar toda essa área em busca de uma das maiores riquezas e expressões da tradição cearense: o artesanato. Que tal começar nossa viagem por Cascavel, município distante 62 quilômetros de Fortaleza, e que conta com um dos maiores polos de produção de cerâmica do Estado? Cascavel oferece ao turista belas praias, ótima culinária e um artesanato que se destaca com fortes referências culturais do Ceará. No local, os artesãos trabalham peças em barro, cipó e renda. Vamos nos aprofundar em uma técnica que o povo de Cascavel domina, a modelagem em argila. Me acompanha nessa viagem?

Essa rota também oferece o que há de melhor na renda de bilro, em Aquiraz. Pertinho de Fortaleza, há apenas 37 quilômetros da capital, um município rico culturalmente. Fortemente influenciado pela cultura dos nativos indígena da região, dos colonizadores portugueses e também pelos africanos, a cidade possui ainda pontos culturais e históricos que nos possibilitam conhecer um pouco mais da origem do Ceará. Foi a primeira capital do Estado.

Em Aquiraz, existem diversas praias maravilhosas, que são pontos turísticos incríveis. A Prainha e a Praia do Iguape são algumas delas. O caminho até o centro de rendeiras da Prainha rende paisagens exuberantes do mar e do Rio Catú. No Iguape, o Centro das Rendeiras, de frente para o mar, disputa a atenção dos turistas com a praia. Uma viagem para se encantar com a natureza e o que é feito à mão por essa população acolhedora.

Eusébio

Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 24 quilômetros da capital, o Eusébio foi emancipado como município em 1987, após indústrias se instalarem nessa região, incrementando a economia local. O município é cortado pela CE-040 e pela BR-116 e é passagem obrigatória para os turistas que procuram as praias do litoral leste cearense. Como atrativos naturais há as lagoas do Parnamirim, Eusébio (Polo de Lazer), da Precabura e o rio Pacoti. É lá que reside uma associação de rendeiras de bilro de grande talento, a Associação de Produção Artesanal de Jabuti, com dez artesãs. Vindas de Aracati, essas rendeiras se instalaram no bairro Jabuti, que já pertenceu ao município vizinho, e vivem lá, desde os anos 80. A dedicação ao bilro tornou o trabalho delas delicado e diferenciado.

Image module

Aquiraz

Em 13 de fevereiro de 1699, a bela cidade tornou-se vila, a primeira do Ceará. A nova vila também foi a primeira sede administrativa da capitania do Siará Grande, até 1726. A cidade guarda em suas raízes as tradições indígenas, inclusive no nome, que vem do tupi-guarani e significa “Gentio da terra”. Aquiraz é conhecida também pelas belas praias e pela arquitetura barroca portuguesa. O caminho até o Centro das Rendeiras da Prainha é de grande beleza com paisagens naturais, como o Rio Catú, perfeito para a prática de esportes como o windsurf. Com espaço reformado há quatro anos, o Centro das Rendeiras da Prainha possui uma estrutura bonita e confortável para receber os admiradores do artesanato local. São 38 boxes ocupados por rendeiras e filhas de rendeiras, a maioria do bilro. No local, elas exibem a técnica, o que confere aquele barulhinho relaxante da semente de babaçu trabalhando no trançado e entrelaços da linha na almofada recheada com palha de milho e revestida com pano de chita.

Image module

Cascavel

Em uma comunidade de Cascavel, chamada Moita Redonda, a arte da modelagem em argila, feita com técnicas ancestrais, foi passada de geração em geração há mais de um século. Há muitos anos, as famílias trabalhavam para complementar a renda fazendo potes, quartinhas e jarros. Ainda com uma técnica rudimentar, os avós da geração de ceramistas mais experientes do lugar ensinaram aos filhos e, alguns deles, buscaram a excelência. É o caso do patriarca Francisco Muniz, que deixou um legado para a família, a cerâmica rendada. Uma técnica mantida a sete chaves pela família que se destaca nesse cenário. Lá também se destacam os potes de mais de um metro da Rosemary Pereira da Silva. Alguns deles com folhagens típicas da região pintadas à mão.

Lá também se origina um projeto cultural que utiliza o barro como resgate das tradições desse povo: o grupo Uirapuru – Orquestra de Barro. O projeto reúne os jovens do local na criação de diversos instrumentos de corda, sopro e percussão feitos de barro. O Museu Mataquiri, ligado à Orquestra, vale a visita também. Sediado em uma casa de 1928 com salas para exposições, palestras e vivências, o local é um espaço de residência artística para o aprofundamento das relações e troca de saberes.

Há 14 km da sede de Cascavel, fica a praia da Caponga e, ao final da orla, a praia de Águas Belas. A Caponga é uma praia rica em belezas naturais, de clima calmo, mar bom para o banho e uma população hospitaleira. Um convite ao relaxamento é assistir às jangadas de pescadores atracando no começo da praia da Caponga e depois se banhar no encontro do rio com o mar, na praia que é uma das mais bonitas do litoral cearense, Águas Belas. Aproveite o passeio!

Image module

Artesãos da rota Grande Fortaleza