Rota Litoral Leste

Rota do Sol Nascente

Sobre a rota

Conheça um dos roteiros mais bonitos do Ceará! A Rota Litoral Leste, com acesso pela CE-040, também é conhecida como Estrada do Sol Nascente. É nesse trajeto que o visitante vai encontrar algumas das mais belas paisagens e praias exuberantes que são verdadeiros cenários de novelas. Mas não é só das belezas praianas de Morro Branco, Canoa Quebrada e Majorlândia que se constitui essa rota.

As localidades rurais também estão cheias de paisagens rústicas, vegetação, rios e lagoas atrativas. Por isso te convidamos a viajar por esse trajeto com especial interesse pelo trabalho dos artesãos que nasceram e cresceram nesses locais. Os trabalhos são reflexos das tradições e comportamentos dessa população, seja litorânea ou rural. 

De Fortaleza à Beberibe

Beberibe é a primeira cidade deste itinerário. Um dos locais mais visitados pelos turistas, pela proximidade à capital, a apenas 80 quilômetros de distância de carro, e pela beleza de praias como Morro Branco e Praia das Fontes. Resista à tentação de correr para a praia e inicie esse trajeto em um distrito rural a 39 km de distância da sede do município de Beberibe: Paripueira, onde reside um grupo de labirinteiras. 

O labirinto é um tipo de bordado que foi introduzido pela colonização portuguesa, durante o século XVII, e é uma das mais expressivas manifestações do artesanato cearense. A técnica, passada de geração em geração, segue preservada pelo saber popular, embora hoje não tenha mais o mesmo interesse pelas novas artesãs. 

Ainda em Beberibe, conheça a praia do Morro Branco. Areia colorida e falésias de diversas tonalidades são características deste cartão-postal, que é a praia mais movimentada do município, contornada por dunas e recifes. Lá, reside Heloísa Helena, a idealizadora do projeto Sonhos de Helenas, que por meio da confecção de bonecas de pano combate a exploração e o abuso sexual infantil. Um resgate das brincadeiras de infância e que também abre um canal de comunicação entre pais e filhas. A casa onde as bonecas são vendidas ainda proporciona uma vista espetacular do mar do Morro Branco. Vale a pena a visita!

Image module

Aracati

A 150 km da capital, nos distritos e praias de Aracati, o visitante também tem a oportunidade de conhecer uma outra tradição ligada à cultura e de reconhecida qualidade: o artesanato local. O trançado de palha da carnaúba, o couro e o labirinto são alguns dos exemplos de tipologias típicas de Aracati. Conhecer os artesãos e seus trabalhos é estar ainda mais próximo da história e cultura desse local e do Estado do Ceará. 

E é na sede do município que você encontra a Associação Canoa Mulher, que conta com 60 mulheres de Aracati e adjacências compartilhando saberes para a geração de trabalho e renda para o grupo. 

Há apenas três quilômetros, fica o Cumbe, uma comunidade tradicional com forte tradição pesqueira e artesanal. Cercado por dunas, mangues e uma gamboa, o trajeto é um deleite pela paisagem natural exuberante. A comunidade do Cumbe é pura história de um povo que há várias gerações, pelo menos 200 anos, vive da pesca de mariscos e do artesanato. É lá, nas dunas e mangue do Cumbe que eles retiram o material para utilizar nas suas peças. 

Distante 20 minutos de carro da sede Aracati, onde a agricultura e o artesanato de trançado de palha predominam, fica o distrito de Jirau. O grupo produtivo de Jirau é feito por mulheres com talento para o trançado e desenvolvimento de peças diferenciadas na técnica. Uma comunidade bastante antiga com ares de interior e que se identifica com a cultura da mandioca e do caju. Com pouco ou quase nenhum sinal de celular, a paisagem natural do local com serrotes ao fundo é um convite para se desligar do mundo e apreciar a vista durante o trajeto. 

De Jirau para o distrito de Cabreiro, são 15 minutos de carro por uma estrada de terra. A localidade rural fica próxima à curva do rio Jaguaribe, antes de passar pela ponte de Aracati e desaguar no Pontal do Maceió. Aqui vive uma comunidade predominantemente artesanal. A técnica do trançado da palha de carnaúba sustenta diversas famílias com a venda de bolsas, sousplats, tapetes, cestos e outros utensílios com a qualidade de quem há muito tempo trabalha com as peças da fibra. 

Distante 30 minutos de Aracati, a praia de Majorlândia fica no limite entre o município e Icapuí. É um lugar de muita história e tradição. Nesta antiga vila de pescadores, viveu Dragão do Mar, personalidade abolicionista do Estado, e cuja mãe, Dona Matilde, ensinou a muitas mulheres a arte do labirinto. A renda labirinto é semelhante a um bordado feito a partir do desfiado do tecido, normalmente o linho. A técnica foi trazida de Portugal, em meados do século XVIII, e se inseriu, principalmente, no litoral cearense. 

O labirinto é uma técnica artística de domínio popular. A maioria das labirinteiras aprendeu ainda na infância, observando as mães ou irmãs mais velhas. Lá, você terá oportunidade de estar em contato com uma das maiores expoentes dessa arte, dona Bia. O que não vai faltar é assunto para essa conversa. Reserve um tempo para um cafezinho com arte na varanda privilegiada dessa labirinteira que, aos 82 anos, conta, com muita lucidez e simpatia, as histórias e lendas do lugar.

Image module

Artesãos da rota Litoral Leste