Aracati

Nome: Alonso Ribeiro da Silva
Tipologia: Sementes, Cascas, Raízes, Flores e Folhas Secas
Técnica: Entalhamento
Rota: Litoral Leste
Localidade: Cumbe, Aracati

Contato
Endereço:
Telefone: (88) 99705-9214
Email:
Instagram: @alonsoarts_cumbe
Facebook:

O escultor de madeira e fibras vegetais Alonso Ribeiro da Silva, trabalha neste ofício desde os 12 anos de idade. Logo na entrada da casa, o aviso aponta que lá é lugar de arte: Casa do Artesanato e Casa do Mestre Cheirim, pai do Alonso, mestre da cultura e criador do tradicional grupo de fantoches Calungas do Cumbe. Os bonecos, produzidos pelo mestre, retratam a cultura local e suas histórias. Raimundo Gonzaga da Silva, o Mestre Cheirim é o último bonequeiro da região vivo e até hoje se apresenta com os Calangos do Cumbe em Fortaleza, Aracati e adjacências. Foi com ele que Alonso aprendeu o valor da cultura do Cumbe. 

A natureza e a própria matéria-prima são as inspirações para fazer de 150 a 200 peças por mês. De personalidade tranquila, Alonso gosta de trabalhar com coco, talos de carnaúba e todo tipo de material que pode ser recolhido nas dunas e reaproveitado. Gosta muito de recriar os pássaros que vê na região: carcarás, araras, jandaias, rolinhas, juritis, bem-te-vis e muitos outros. 

A família chegou ao Cumbe há mais de 200 anos. Eram pescadores e agricultores. O mini cata-vento foi a primeira peça de destaque feita pelo pai, há 50 anos, e agora conta com a ajuda de Alonso para ser reproduzido. 

“Comecei vendo ele fazer os bonecos, o cata-vento, e continuei esse trabalho me voltando para pássaros, animais e peixes”, conta Alonso. Para uma peça, Alonso utiliza o miolo de madeiras como hortência e umburana, que são encontradas no Cumbe. São necessários três dias até ficar pronto. Recentemente, Alonso teve suas peças expostas em eventos de design e arquitetura do Ceará, o que gerou maior reconhecimento ao artesão. “Ter as peças divulgadas em eventos como a Casa Cor Ceará, as pessoas ligando, encomendando, é muito gratificante”, disse.

O Cumbe é um local rico em cultura, artesanato e recursos naturais. Marcado por uma paisagem de dunas, mangue, carnaúbas e uma gamboa, é um local de muitas histórias também. O cemitério antigo do Cumbe é um dos mais altos, tem 300 metros de altura, e fica no alto de uma duna.