Beberibe

Nome: Heloísa Helena Sousa Rodrigues
Entidade: Sonhos de Helenas
Tipologia: Fios e tecidos
Técnica: Composição de bonecas;
Rota: Litoral Leste
Localidade: Morro Branco, Beberibe

Contato
Endereço:
Telefone: (85) 99931-6249
Email:
Instagram: @sonhosdehelenas
Facebook:

Após o Centro de Artesanato do Morro Branco, na rua que desce para a praia, fica a casa onde a responsável pelo projeto Sonhos de Helenas, Heloísa Helena, expõe as bonecas produzidas pelas mulheres da praia e municípios vizinhos. O local é de grande movimento de turistas e é nessa hora que Helena tem a oportunidade de conversar sobre seu trabalho social. “As bonecas de pano são um resgate da infância local, das mulheres de pescadores que utilizavam os panos das velas das jangadas para produzir as bonecas das filhas. Por isso, elas possuem traços simples”, explica. 

A ideia inicial de Helena era promover um meio de renda e trabalho para as mulheres vulneráveis de Morro Branco e, por isso, desenvolveu um modelo de filtro dos sonhos, a partir do cipó de fogo, material abundante no local. As bonecas, feitas de retalhos, vieram depois e, junto com elas, o projeto social. “A ideia do projeto foi ficando mais clara na minha cabeça e passei a entender que esse resgate da infância também poderia ser uma ponte entre pai, mãe e filhas para tratar sobre toques indevidos, partes íntimas e a possibilidade de defesa da criança frente a um abusador”, conta. 

As bonecas também passaram a ser uma forma de cura para as feridas da infância da própria Helena, que sofreu abuso quando criança, mas que só conseguiu falar a respeito aos 40 anos, após a morte dos abusadores. “Vestir a boneca Helena, que costuma ser vendida sem a calcinha, só de vestido, aproxima o assunto da mãe e da filha para essa orientação”, explica. Desde que conseguiu falar a respeito, ela luta contra o abuso infantil, em programas de rádio e outros projetos sociais. “Quis transformar o projeto de geração de renda em algo maior ainda que pudesse afastar esse perigo da infância”, conta. 

A venda das bonecas ajuda a manter o projeto Sonhos de Helenas com 14 mulheres participantes. “Não é mais sobre o que aconteceu comigo, mas sobre o que ainda acontece com outras crianças e que pode ser evitado”, ressalta Helena.