Aracati

Nome: Maria Helena Angelino Monteiro
Entidade: Associação dos Moradores do Serrote e Adjacências
Tipologia: Fibras Vegetais
Técnica: Trançado
Rota: Litoral Leste
Localidade: Cabreiro, Aracati

Contato
Endereço:
Telefone: (88) 99454-1905
Email:
Instagram:
Facebook:

Na comunidade do Cabreiro, a maior parte das mulheres começou a trançar a palha com suas mães e avós. Ao cair da tarde, as mulheres se juntam para o trançado que é regado a uma conversa extrovertida na varanda. Na casa da Helena é assim. Cadeiras de balanço, altas risadas e a palha nas mãos ágeis vão se transformando em peças primorosas e com acabamento perfeito. A criatividade, o colorido e a inovação dos artesãos da Associação dos Moradores do Serrote e Adjacências é reconhecida no Estado, em outros lugares do Brasil, como Brasília, São Paulo e Minas Gerais, e até na Itália.

“Sempre que vamos expor em alguma feira ou evento saímos com mais contatos para encomendas e parcerias e isso já nos levou muito longe, mais do que imaginávamos”, disse Helena que também é conhecida como Boba. 

O grupo com 65 artesãos produz bolsas, sousplats, boleiras, cestos e diversos objetos do trançado da palha de carnaúba e é presidido há nove anos por Helena Angelino. Ela também começou com a avó, que passou os saberes para a mãe, Dona Rosa, até chegar a ela que reuniu o grupo. Atualmente, são produzidas mais de 400 peças por mês.