Aracati

Nome: Sueli de Sena Lima
Tipologia: Fibras Vegetais
Técnica: Trançado
Rota: Litoral Leste
Localidade: Cabreiro, Aracati

Contato
Endereço:
Telefone: (88) 99203-5319
Email:
Instagram:
Facebook:

Filha do mestre do couro José Simões, Sueli trabalha com trançado de palha de carnaúba na produção de bolsas e artigos de casa. Suas peças são apreciadas por pessoas de vários estados do Brasil e outros países. “Já mandei até pros Estados Unidos”, conta. A casa funciona de ateliê e Sueli coloca a família inteira na varanda para trabalhar no trançado. 

A tradição do trançado de palha na comunidade começou há pelo menos 50 anos. “Naquela época, era tudo muito rústico, minha mãe e as vizinhas da comunidade faziam descanso de panela e outros artigos mais simples. Me lembro, aos seis, sete anos, voltava da escola e ia ajudar a mãe a trançar a palha”, disse. 

É no quintal de casa que ela colhe a palha da carnaúba para a produção. “Tem que estar com a palha fechada, se não, não serve”, explica. Sueli conta com orgulho que formou a filha em Direito com o dinheiro do artesanato. A mais nova ainda ajuda no trabalho artesanal. 

Com o tempo, Sueli, juntamente com outras mulheres de distritos de Aracati como Cabreiro, Serrote, Tabuleiro, Santa Tereza e Juá, passou a fazer peças mais elaboradas como bolsas, tapetes e sousplats. Hoje, elas dividem os pedidos e marcam a data da entrega. A maior parte da produção é vendida em Canoa Quebrada.